A CRISE, POR LI EDELKOORT

“…Estamos em crise desde o início dos anos 90. Portanto, há mais de 20 anos. Houve aqui e ali bolhas de otimismo mas, desde 2001, estamos sempre a descer.

Esta deve ser a crise número oito ou nove da minha vida. Com isso, posso ver o quão resilientes somos, assim como o quão imunes somos, pois cometemos sempre os mesmos erros. Somos estúpidos e parece que não somos capazes de aprender.

O ser humano é desenhado para esquecer.

…Devíamos pensar que esta é uma situação para os próximos 10, 15 anos e, desta forma, poderíamos começar a organizar-nos sem alimentar falsas esperanças de regressar à fartura dos anos 80. Isso nunca acontecerá, tudo à nossa volta já é diferente. Já não há recursos suficientes no mundo.

Precisamos pensar que temos imensa beleza e luxo na nossa vida cotidiana. Cada bolacha é o resultado de um design, cada vela é um objeto, cada toalha é mais macia do que dantes, cada gabardina protege melhor da chuva, cada árvore é melhor cultivada, cada carro tem tudo o que é necessário, cada cabelo pode ser bem lavado e bem tratado…

E então? Este é o meu estado de espírito atual”.

Li Edelkoort (1950), fundadora da Trend Union, baseada em Paris, que pesquisa e antecipa até em décadas as tendências em moda, beleza, arquitetura, design e bem estar; uma das personalidades mais influentes do mundo do design segundo a Times e i-D; em entrevista a www.maxima.xl.pt, para Mariza Figueiredo; foto: www.edelkoort.com

Deixar uma Resposta