OLYMPUS DIGITAL CAMERA

NÃO TÃO ALTO NEM TORTINHO

Eu também já pendurei quadros muuuito altos em relação ao ambiente. Por exemplo, o sofá cá embaixo e o quadro lá em cima, mais perto do teto… Mas, desde sempre, quando vejo um quadro torto, tento endireitá-lo, é quase uma compulsão rs.

Às vezes, parece difícil definir qual é o lugar ideal pra colocar uma determinada obra de arte. Pra que ela cumpra sua verdadeira vocação, ou seja, interaja perfeitamente com quem a vê.

De onde será que vem essa nossa tendência natural de pendurar as obras tão altas? Será que é uma espécie de memória ancestral de quando todas as casas tinham o pé direito bem mais alto? Sem falar nas paredes dos castelos…

Uma regrinha diz que o meio do quadro deve ficar a 1,60m de altura, ou seja, mais ou menos na linha do olhar de uma pessoa em pé. É o caso desta minha tela, pendurada na parede do ambiente de estar, no térreo de um edifício residencial.

Pra contrariar esta regra, você já deve ter visto algo do tipo: um quadro baixiiinho, alinhado com uma poltrona de leitura, fazendo companhia a quem lê; ou uma vista com duas paredes próximas, uma com a obra pendurada lá em cima, outra com a obra colocada cá embaixo; ou uma composição vertical de vários quadros, começando perto do teto e terminando quase no rodapé…

Ou seja, uma vez conhecida, a regra do nível do olhar pode e deve ser quebrada, em nome da ousadia, da criatividade, ou, simplesmente, da vontade de brincar com nossas escolhas.

Com relação a quadro torto na parede, não há o que pensar: é chegar até ele e endireitar (cuidado ao fazer isso fora de casa rs).

Minha obra:  Artigas 1, 150cm x 100cm, pintura em tela, vendida, coleção particular

Deixar uma Resposta

8 comentários

  1. Rê, não sei de onde vem o nosso olhar nas alturas, mas acho que o incômodo para acertar a linha do quadro é de nascença…A gente vem com ela… rs

  2. Ana Paula Menezes

    Boa dica! Eu nunca sei a altura que devo pendurar os quadros. Saber essa “regrinha” me ajudou muito!

  3. lina menezes

    Opsss. Já tratei de abaixar uma tela na parede mostarda de minha sala. Estava nas alturas! Valeu a dica. bjs

  4. Cristina Cotarelli

    Achei bem interresante, como pendurar um quadro. Regina , tambem tenho essa mania, não posso ver quadro torto, que vou logo endireitando. Um bjo. Cris