CALDER E ELLSWORTH

Foi aí atrás. Eu queria tentar esculturas, minhas próprias pinturas sugeriam isso.

Álvaro Côrtes, arquiteto, me desafiou a criar uma obra em preto e branco – cogitou um móbile –, pra compor o cenário de um programa de tv.

Foi meu ponto de partida.

Dois artistas me inspiravam naquele momento: Alexander Calder (1898-1976), o inventor do móbile e o também americano Ellsworth Kelly (90 anos), com suas formas coloridas e minimalistas.

Dessa união nasceu, em madeira, a obra Jardim de Esculturas: meio Calder no teto, meio Ellsworth no chão. No embalo, produzi outros recortes coloridos imitando Ellsworth (releitura, digamos, fiel rss).

Cenários de tv são descartáveis, ainda mais se o programa acaba, e esse acabou. Um tempo depois, após dar uma entrevista nessa emissora, ao sair do estúdio reconheci pedaços desmontados daquele meu jardim num canto.

Só aí me dei conta de que eu também havia abandonado meus recortes, num canto da empresa de meu irmão. Lá, penduraram nas paredes. E cadê aqueles únicos quatro que haviam ficado comigo? Nem lembrava…

Brincar de Ellsworth me custou caro. Em todas essas obras foram adicionadas laterais largas e bem coladas, pra não empenarem. Algumas tinham detalhes sobrepostos na frente e com pintura em etapas (a primeira cor é emascarada pra que a vizinha seja aplicada sem borrar). É a pintura eletrostática, que também pode remontar aqui ou ficar rala ali. Seca na hora e não dá retoque.

Nos anos seguintes, produzi muitas esculturas, especialmente em aço, mais nenhuma em madeira rs. E mais autorais, acho. Se bem que a busca dessa tal linguagem própria é contínua, ou só termina quando a gente acaba rs…

Ao optar por um apartamento, na hora da mudança, lá estavam eles: os quatro recortes surgiram da despensa da casa. Hoje, estão reabilitados no hall de entrada.

Naqueles dias em que nada parece fácil, eles me lembram de que tudo já foi mais difícil. São partes – coloridas – da minha história rs.

As pessoas passam por eles e parecem gostar:

– Você também faz obras em madeira?

– Ãhn? Não…

Minhas obras: À esquerda, Jardim de Esculturas, +-400cm alt. x 230cm comp., mdf recortado e pintado (e desmontado rs); à direita, recortes de parede em mdf c/pintura eletrostática, formatos diversos

Deixar uma Resposta